Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como lavar corretamente seus cabelos


Por Duda Schwab - Equipe BBel
Publicado em 26/12/2011

Para ter os cabelos saudáveis e bonitos o tempo todo, é necessário saber lavar corretamente os fios. A diferença de resultados entre a lavagem no salão de beleza e em casa é justamente a técnica utilizada. A primeira grande dica do cabeleireiro Rodrigo Cintra, do Studio W, autor do livro "Como seu cabelo pode transformar seu visual", é utilizar o produto certo para o seu tipo de cabelo. "O xampu e o condicionador devem ser específicos para a realidade daqueles fios. Por exemplo, para cabelos coloridos, o ideal é utilizar xampus para cabelos coloridos. Cabelos cacheados precisam de produtos para fios cacheados. Prestar atenção no rótulo é muito importante", salienta.


Segundo Rodrigo, a quantidade de xampu utilizado para lavagem também contribui para o brilho das madeixas. "O ideal para cabelos na altura dos ombros, por exemplo, é o equivalente ao tamanho de duas moedas de um real", explica. Já o médico tricologista Ademir Júnior, especialista em cabelos, acredita que a quantidade de produto não interfere no resultado final. "O que prevalece é o bom senso e o gosto. Se a pessoa quer usar mais quantidade sem precisar, é uma opção dela. Mas não é isso que vai ser mais ou menos prejudicial para os cabelos", esclarece.

Outro ponto fundamental para a saúde dos fios é o jeito de aplicar o xampu. "O que normalmente acontece é a aplicação direta em um só ponto do couro cabeludo, o que dificulta a distribuição homogênia do produto", esclarece Rodrigo. O especialista explica a forma correta de lavar os cabelos: espalhar o xampu nas duas mãos antes de aplica-lo na cabeleira. Depois da aplicação, é importante fazer movimentos circulares para que o produto penetre em todos os fios.

SHAMPOO





Rodrigo Cintra afirma ser essencial prestar atenção também na quantidade de oleosidade do couro cabeludo  antes de lavar os cabelos. Se os fios forem muito oleosos, o ideal é esfregar o couro cabeludo para tirar todo excesso de oleosidade. Para fios mais secos, é importante massagear a cabeça durante a lavagem para estimular a oleosidade e dar mais brilho aos cabelos ressecados.

Existem alguns mitos sobre a frequência da limpeza das madeixas, algumas pessoas acreditam que lavar os fios todos os dias faz mal à saúde dos cabelos. Mas Ademir Júnior esclarece que isso não tem fundamento algum. "Tudo depende da sujidade dos fios, não tem problema lavar os cabelos todos os dias, ou um dia sim e outro não. É uma escolha pessoal", aponta o médico.

Sobre o uso dos xampus sem sal, Ademir é enfático em dizer que não há nada que comprove que esse tipo de produto é melhor ou pior que os demais. "É apenas uma excelente estratégia de marketing", garante.

Outro mito existente é que os cabelos "se acostumam" aos xampus, e que seria necessário trocar o produto de tempos em tempos. Ademir afirma que isso não é verdade. "Alguns ativos dos xampus saturam a fibra do fio dando a falsa impressão de perda de efeito, mas não que isso realmente comprometa os cabelos", analisa.

CONDICIONADORES


Enquanto o xampu é responsável pela limpeza, os condicionadores são essenciais para dar brilho, maciez, elasticidade, e aspecto saudável aos fios. O jeito correto de passar o condicionador, segundo o cabeleireiro Rodrigo, é aplicá-lo somente no comprimento, e não na raiz. "O ideal é nunca passar na raiz, pois estimula a oleosidade", diz.

Um erro fatal, segundo Rodrigo, é deixar um pouco de condicionador após a lavagem a fim de hidratar melhor os fios. O cabeleireiro afirma que isso queima os cabelos. "Para quem quer finalizar melhor o processo de condicionamento, indico o leave in, que são condicionadores usados sem enxague", comenta.

Para cabelos muito ressecados, a dica é usar máscaras de tratamento ao invés do condicionador normal. As máscaras são mais potentes por conter substâncias condicionantes concentradas.